quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SAÚDE RECEBE MAIS INVESTIMENTO EM MANOEL VITORINO


Em entrevista ao MV Notícias, Tarcizio Martins faz um balanço das ações e investimentos e fala sobre a Dengue em Catingal. MV. Notícias: Tarcizio quais foram as principais dificuldades encontradas neste primeiro ano de gestão de uma das pastas mais difíceis da Administração Municipal? Tarcizio Martins : Estar a frente da Secretaria de Saúde é sem dúvida um grande desafio, principalmente para quem não tem formação na área. Sou grato ao prefeito Lenilton, pela confiança e tenho me esforçado para poder corresponder à altura da grande responsabilidade. Dificuldades existiram principalmente pela falta de recursos. O subfinanciamento do Sistema Único de Saúde impõe barreiras que dificultam a assistência principalmente em municípios de pequeno porte como o nosso. MV. Notícias: Mas, mesmo assim, como foi visto na divulgação no 9º Festival do Umbu, as ações na área da Saúde demonstram que a Saúde melhorou muito. Qual é a fórmula? Tarcizio Martins: Determinação. Trabalhar com o prefeito Lenilton, para todos nós Secretários tem sido um grande aprendizado. Lenilton idealiza e nós com o seu apoio, buscamos os meios para realizar. Conquistas como: Saúde Bucal, Clínica de Fisioterapia, 9 médicos, 14 Enfermeiras, 3 Dentistas, Saúde Itinerante, Ampliação do Transporte, SAMU 192, entre outras ações, são exemplos de como é possível fazer muito com o mínimo de recursos.

MV. Notícias: Falando de mais investimentos, o que se pode esperar para a Saúde em 2012?
Tarcizio Martins: Agora com o nome limpo o município pode realizar convênios. Nos próximos dias em parceria com o Governo Federal estaremos iniciando uma grande reforma na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Conceição, já iniciamos no Salgado a construção de um novo Posto de Saúde, e em breve todas as Unidades de Saúde da Família estarão sendo ampliadas. Como foi publicado no Diário Oficial da União, também em parceria com o Governo Federal o prefeito Lenilton estará trazendo para Manoel Vitorino a Academia da Saúde.

MV. Notícias: A Dengue voltou a preocupar e desta vez no maior distrito do município. A população de Catingal está cobrando mais atitude por parte da Secretaria. Como o Sr. tem encarado esta situação?
Tarcizio Martins: Com responsabilidade e serenidade. A população tem todo o direito de cobrar, afinal estão sentindo na pele este grande problema. Em 2011 tivemos em todo o município, 309 casos notificados. 206 para a Dengue clássica e dois casos de Dengue hemorrágica. Em Catingal até hoje (17 de janeiro) recebemos informações sobre 70 casos notificados.
MV. Notícias: O que a Prefeitura está fazendo de concreto para resolver este problema?
Tarcizio Martins: Atendendo a determinação do prefeito Lenilton, todas as medidas para conter a ploriferação do mosquito estão sendo tomadas. Atualmente a Vigilância Epidemiológica coordena ações com uma equipe independente da Unidade de Saúde da Família, com médicos todos os dias da semana inclusive aos domingos. Enfermeiras em plantão de 24 horas atuam permanentemente em Catingal. Porém estas medidas não representam a solução para o problema. O governo municipal tem o dever de cumprir com a sua parte, mas se a população não se envolver no combate, nada que possamos fazer vai acabar com o mosquito.